Tudo Sobre Rodas
 
Notícias|Automóveis|Bicicletas|Motos|Viaturas Usadas
 
ProClube - Associação Recreativa, Desportiva e Cultural

 
 
Equipa de BMX Race do ProClube na 2ª Prova da Taça de Portugal de BMX Race 2007

A equipa de Bicross do ProClube esteve presente no passado sábado, dia 24 de Março de 2007, na pista do BMX de Quarteira, onde se realizou a 2ª Prova da Taça de Portugal de BMX 2007.

O ProClube esteve representado por 7 atletas:
Na categoria de Iniciados, o João Ulrich e o Miguel Rocha de Lisboa; na categoria de Infantis, o Fábio Dantas de Lisboa; na categoria de Juvenis, a Filipa de Carcavelos; em Juniores, a Célia Rodrigues de Oeiras; em Elites, o Bruno Berto de Almada e o Jorge Monteiro de Lisboa.

A Pista de BMX de Quarteira sofreu notáveis alterações. Muitas horas de trabalho da renovada equipa de BMX de Quarteira que pertence agora ao MotoClube de Quarteira "Os ases da cidade", fizeram com que a pista tenha agora um novo percurso com novos obstáculos.
A pista é muito técnica, demasiado técnica para o gosto dos pilotos do ProClube, que afirmavam, que naquela pista seria óptimo passar uma tarde a treinar, mas não a correr.
Torna-se uma pista lenta sem trajectórias alternativas, em que o arranque é crucial e a linha do gate em que se arranca pode fazer a diferença.

Categoria de Iniciados

A categoria de Iniciados teve 9 participantes, por isso foram disputadas meias-finais, de onde ficariam apurados 7 pilotos para a final.

O João Ulrich inicialmente teve dificuldades em habituar-se à pista, mas com alguma insistência própria lá foi conseguindo ganhar confiança e alguma velocidade, para conseguir transpor alguns obstáculos que eram assustadores no ponto de vista deste racer de 7 anos.
Medos ultrapassados e o "Bão" até fez uma 1ª manga memorável.
Após um bom arranque, o Bão ficou em 2º lugar na primeira curva, conseguiu manter a velocidade e também a vantagem para os pilotos que vinham atrás.
Na 2ª e 3ª manga, a história foi diferente. O Bão teve receio da confusão que se gerava na primeira curva, e travou, ficou atrás e depois já não conseguiu recuperar lugares, mesmo acompanhando de perto os outros pilotos.
Com um parcial de 2º-4º-4º, o Bão não se apurou para a final.
Mas pôde lutar pelo 8º lugar na final B com um piloto da "casa". E lutou muito. Mesmo não tendo arrancado na frente, o Bão conseguiu ultrapassar após a terceira curva e conseguiu terminar esta manga de Final no 1º lugar equivalente ao 8º lugar da classificação final.

O Miguel Rocha já havia participado em corridas de BMX a nível regional no passado, mas esta foi a sua estreia como atleta federado. Na sua primeira corrida a nivel nacional, o Miguel teve uma excelente prestação. Após uns treinos de adaptação à pista, vinha a competição e terminou a 1ª manga em 3º lugar. Na 2ª manga, ficou em 4º, o que complicava as contas para passar à final A. Na última manga de meia-final o Miguel precisava de ficar novamente à frente do piloto da casa que lhe fazia frente.
E a última manga correu bem ao Miguel. Conseguiu terminar novamente em 3º lugar, que lhe dava a passagem para a desejada Final.
O objectivo pessoal estava cumprido, que era conseguir estar na final, mas mesmo assim o Miguel não tremeu e nesta 4ª manga do dia para estes pequenos racers, as perninhas já estavam um pouco cansadas. Exigia-se resistência e o Miguel conseguiu terminar em 6º, ficando muito contente com esta corrida.

Categoria de Infantis

O Fábio Dantas confirmou nesta corrida, que esta época está em boa forma física e quer lutar pelos melhores lugares na categoria de Infantis.
Houve 4 pilotos a disputar esta categoria na 2ª prova.
O Fábio adaptou-se bem à pista muito técnica de Quarteira.
Os treinos no circuito de Almada mostraram os seus frutos, já que esse circuito tem obstáculos mais técnicos, curvas com relevês mais pequenos e trajectórias mais apertadas, tal como nesta pista algarvia.
O Fabokas conseguiu terminar as 3 mangas de final directa no 2º lugar. No entanto revelou algumas dificuldades no arranque, que faziam com que perdesse tempo para o lider Guilherme.
A 3ª manga foi um excelente exemplo disso. O Fábio arrancou em 4º, conseguiu velocidade para ultrapassar dois pilotos, mas o tempo perdido no arranque alimantava uma distância, impossivel de diminuir para poder atacar o 1º lugar.
O Fabokas conseguiu indescutivelmente o 2º lugar, mas será preciso mais para poder conseguir lutar pelo primeiro lugar.

Categoria de Juvenis

Na categoria de Juvenis, participaram 11 pilotos.
A "rookie"Filipa Rainho ainda não tem objectivos competitivos, pelo que esta corrida teve várias vitórias para ela.
Em primeiro lugar a adaptação à pista que era uma dor de cabeça para muitos. Algumas dificuldades com determinados obstáculos mais agressivos e com curvas de trajectórias mais complicadas, não fizeram a "Baiuca" desisitr da luta no momento da competição. Conseguiu até terminar em 5º na primeira manga, ultrapassando um piloto que caiu numa das curvas já perto do final da pista.
Nas outras duas mangas de meia-final, a Baiuca terminou no 6º lugar.
Na Final B, levava à sua frente duas "feras" que lutavam intensamente pelo 1º lugar, enquanto que a Baiuca seguia atrás deles à sua velocidade confortável. O que se previa acabou por acontecer já nos últimos metros da pista, os dois pilotos acabaram por chocar e cair. A Filipa ultrapassou um deles que já não conseguiu se levantar para defender o 2º lugar, que pertenceu assim à atleta do ProClube. A Filipa terminou no 10º lugar da classificação geral.

Categoria de Juniores

A Célia Rodrigues participou juntamente com mais 5 pilotos na categoria de Juniores. Uma categoria de nível elevado, equiparado ao nivel dos Elites.
A Célia dificilmente consegue acompanhar os outros racers, mas em cada prova há aspectos a aproveitar para evoluir e esta pista é um exemplo disso graças à sua característica muito técnica.
A Célia terminou as 3 mangas na 6ª posição ocupando também a 6ª posição na classificação final.

Categoria de Elites

Na categoria de Elites participaram 9 pilotos.
O Bruno Berto não se sentia muito motivado devido às condições da pista e por isso não se adaptou bem a este traçado lento e tecnicista.
Na 1ª manga de meia-final, o Bruno arrancou da grelha 8 que o desfavoreceu no arranque. Terminou na 4ª posição, após queda do Dário na penúltima curva.
Na segunda manga, tinha de conseguir uma boa posição. Arrancou bem,mas logo na primeira curva ficou sem trajectória, sendo obrigado a travar e ficou na última posição, já não conseguindo recuperar nenhum lugar até à meta.
Na 3ª manga, as esperanças de passar à final já eram poucas, mas com alguma sorte podia ser que as contas o ajudassem, mas mesmo assim o 3º lugar que conseguiu, não foi o suficiente.
O Bruno ficou na 8ª posição da classificação geral nesta corrida.

O Jorge Monteiro também não tinha a motivação habitual pois prefere pistas suaves e rápidas e não competição em trails.
Consequência disso foi que, derivado ao pouco empenho a treinar este circuito, nas duas mangas em que ia a velocidade máxima caiu em duas curvas.
Na 1ª manga de meia-final, o Jorge arrancou bem, mas na primeira curva viu a sua trajectória ser apertada pelos racers que iam à frente. Ao tentar encontrar uma trajectória melhor, a bike escorregou. Nesta queda ficou também envolvido o Mário Timóteo que acabaria por ficar com a bike danificada.
Esta situação viria a ser crucial para o desenrolar desta meia final, já que os três restantes estavam automáticamente apurados.
Na Final o Jorge arrancou bem, conseguiu lutar pelo 5º lugar até à segunda curva, altura em que a bike voltou a escorregar e deitava a perder toda a velocidade que trazia. Mais uma queda sem consequências, mas que arredava o Jorge da luta por outro lugar que não o 7º.
Nesta prova o Jorge ficou na 7ª posição da classificação geral.

Equipas

Nesta prova participaram 50 atletas de 6 equipas.
O ProClube ficou no 6º lugar.

Os atletas do ProClube contam com os apoios de First Racing; Salgados Moto; TudoSobreRodas.pt; ProPedalar.com; Rui Felício Seguros

Classificações da Prova

























ProClube, 2007-03-28
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.